Nomeações começam pelo PT

Coluna Rita Oliveira – 14 de abril de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o seu terceiro mandato no dia 1º de janeiro deste ano. Apesar da sua posse há mais de 100 dias, a grande maioria dos órgãos federais continua sendo comandado por pessoas nomeadas no governo Jair Bolsonaro (PL), o que vem desagradando aliados.

Nos órgãos federais de Sergipe o cenário não é diferente. Todavia, nesta quinta-feira (13) teve mudanças. Aconteceu a posse do novo Superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência Social. Assumiu o posto o petista José Cláudio Silva Barreto, conhecido como Cláudio Caducha, por indicação do ministro Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República).

Márcio, inclusive, foi quem deu posse a Caducha, em solenidade realizada às 13h, no auditório da Superintendência do Trabalho. Estava acompanhado da chefe de gabinete do ministro Luiz Marinho (Trabalho), Lene Texeira.

Cláudio Caducha é o segundo nomeado e empossado para comandar um órgão federal em Sergipe. O primeiro nomeado, em 6 de abril, foi o engenheiro agrônomo André Milanez de Souza, novo superintendente do Incra no estado. A indicação foi do deputado federal João Daniel (PT).

O presidente Lula delegou ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) a indicação dos cargos federais. E, até o momento, só foram nomeados em Sergipe dois indicados por petistas.

Segundo um militante do PT, a expectativa é que após o retorno de Lula ao Brasil, da viagem à China, ocorram as demais nomeações.

Em Sergipe, continua a disputa pela superintendência da Codevasf entre o senador Rogério Carvalho (PT) e o ex-deputado federal André Moura, presidente estadual do União Brasil.

Em apoio a Rogério o agrupamento do ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre. E em apoio a André, que tem a filha deputada federal Yandra Moura, a cúpula nacional do União Brasil. O partido não quer abrir mão de comandar a Codevasf.

Existe também uma disputa entre os deputados federais Fábio Reis (PSD) e Gustinho Ribeiro (União Brasil) pela Superintendência do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Sergipe.

Agora é aguardar o governo Lula bater o martelo.

……………………………………

O indicado 1

O novo Superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Cláudio Caducha, assumiu o posto no lugar de Celuta Cruz Moraes Krauss, que era uma indicação do hoje senador Laércio Oliveira (PP). Ela estava no cargo desde 2016, quando Laércio era deputado federal.

O indicado 2

O ministro Márcio Macedo indicou Caducha não só por ser um companheiro do PT, como por ser um funcionário de carreira do Ministério do Trabalho há 28 anos. Ele vem do movimento sindical, da CUT, foi vereador na Barra dos Coqueiros e vice-prefeito na segunda gestão de Airton Martins.

Pinna 1

Como a coluna tinha informado, na sessão do pleno do Tribunal de Contas do Estado desta quinta-feira foi prestada uma homenagem ao conselheiro Carlos Pinna, que faleceu no último dia 5 de abril. Após as homenagens, a sessão foi suspensa e os membros do colegiado foram até o Palácio de Despachos entregar ao governador Fábio Mitidieri (PSD) o ofício em que é comunicada a vacância do cargo.

Pinna 2

O governador agradeceu o gesto dos membros do Tribunal e assegurou que logo dará início ao processo de escolha, de modo a não comprometer o andamento dos trabalhos no órgão. Tratará dessa pauta na próxima semana, quando conversará com a bancada na Assembleia Legislativa sobre o nome que indicará, que deve ser o do secretário do Meio Ambiente, o advogado José Carlos Felizola.

Governo itinerante

Nesta sexta-feira, Fábio estará em Porto da Folha participando do “Sergipe é Aqui”, que levará para a população mais de 100 serviços prestados pelos órgãos do Estado. Na oportunidade, assinará decreto transferindo a sede do governo para o município, assim como algumas ordens de serviços. Depois receberá prefeitos da região. Só deve retornar a Aracaju no final da noite.

Lei sancionada 1

Do governador Fábio, que em solenidade no Palácio de Despachos, nesta quinta-feira, sancionou a lei que institui a Política Estadual de Cannabis Medicinal: “Desde 2015, luto pela implementação de políticas públicas que garantam a utilização da cannabis medicinal para pacientes com diversas doenças e transtornos em âmbito nacional. Hoje, vencemos mais uma batalha e sancionamos a lei estadual!”.

Lei sancionada 2

Mitidieri parabenizo e agradeceu ao deputado estadual Luciano Pimentel (PP), por somar-se a missão que iniciou quando deputado federal e ser o autor do PL estadual, que contou com o apoio unânime da Assembleia Legislativa.

No TRE 1

Nesta quinta-feira, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral desaprovou a prestação de contas de exercício financeiro e fundo partidário do Diretório Regional do PT, que é presidido em Sergipe pelo deputado federal João Daniel. O relator foi o juiz Edmilson da Silva Pimenta.

No TRE 2

Foi retirado de pauta o julgamento de ação contra o prefeito de Propriá, Dr Valberto Oliveira (MDB), por abuso de poder econômico nas eleições municipais e captação ilícita de sufrágio.  A ação foi movida por Luciano Nascimento e a Comissão Provisória Municipal do Democratas.  Foi adiado  recurso do ex-prefeito de Telha, Domingos Neto, acusado de captação ilícita de sufrágio pela Coligação Juntos com a Força do Povo. Juiz Carlos Krauss de Menezes é o relator.

Reconhecimento

De Wellington Mangueira ao anunciar o falecimento de Joselita Barreto, aos103 anos: “Mãe, avó, bisavó de várias gerações de torcedores do Cotinguiba Esporte Clube. Esposa do grande intelectual Paulo Barreto (defensor da cultura da arte e dos esportes). Dona Joselita cultuou em vida, o amor ao próximo, à solidariedade e a caridade cristã. O Cotinguiba decretou luto oficial por três dias, ante a sua importância na vida dessa agremiação alvianil. Importância que se traduziu em fazer o seu filho Cássio Barreto, presidente, e todos os demais descendentes amantes de suas cores, de sua bandeira”.

Inauguração

A Prefeitura de Aracaju convida a imprensa para acompanhar a solenidade de inauguração da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, nesta sexta-feira, às 9h. A unidade, que tem um investimento superior a R$ 18 milhões, será inaugurada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e pela secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Veja essa…

Segundo o FBI (a polícia federal dos EUA), carregar celular no aeroporto é risco de golpe e roubo de dados.

 

 

CURTAS

O presidente estadual do União Brasil, André Moura, afirma que o seu partido tem compromisso de apoiar em Estância, nas eleições 2024, a chapa André Graça (PP) para prefeito e Misael Dantas (União) como vice.

O pastor Júlio será o presidente do Democrata Cristão em Estância. Afirma o presidente estadual do DC, Airton Costa, que também esteve nesta quinta com o presidente estadual do PSB, ex-deputado federal Valadares Filho. “Estamos construindo uma parceria entre DC e PSB visando as eleições de 2024”, afirma Airton

O presidente Lula entrou na lista de 2023 das cem pessoas mais influentes da revista “Time”, divulgada nesta quinta-feira.

Também estão na seleção os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska.

Além de Sergipe, sete estados já sancionaram a lei que institui a Política Estadual de Cannabis Medicinal.

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e os Sindicato dos Jornalistas filiados reivindicam a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, que restabelece a formação superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, como exigência ao exercício profissional.

A coluna espera que a bancada federal de Sergipe se some a essa luta em defesa do diploma, votando a favor dessa PEC.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *