Cristiano Cavalcante propõe a criação de uma política estadual voltada ao diagnóstico e tratamento da ansiedade e depressão

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Sergipe o Projeto de Lei n 402/2023, que institui, no âmbito estadual, a Política Estadual de Diagnóstico e de Tratamento de Transtornos de Ansiedade e Síndrome de Depressão.

A proposta, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante, tem por objetivo auxiliar no diagnóstico, permitindo a identificação das pessoas que sofrem desses transtornos e o acompanhamento junto ao poder público, sociedade civil organizada e entidades não governamentais.

Segundo o parlamentar, o PL busca estabelecer as diretrizes de um acompanhamento mais amplo sobre os temas em Sergipe, diante de um cenário global alarmante onde pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Chile apontam o Brasil como o país da América Latina com o maior número de pessoas com a possibilidade de, ao longo de sua vida, receber o diagnóstico de depressão, com cerca de 17% da população suscetível.

“Com esse projeto de lei, buscamos criar as diretrizes para auxiliar no diagnóstico dessas doenças, buscando evitar complicações decorrentes do desconhecimento sobre o tema, ao mesmo tempo que estabelece a necessidade de conscientizar pacientes e pessoas sobre a importância do tratamento. É um importante passo, diante da presença cada vez mais constante desses transtornos na sociedade e dada a importância do seu acompanhamento e tratamento”, explicou Cristiano.

Dia Mundial da Saúde Mental

Celebrado todos os anos com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o problema, a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra, desde 2013, o dia 10 de outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental.

Desta forma, a entidade tem procurado mobilizar a sociedade civil para que haja uma soma de esforços para tornar o mundo um lugar melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *