Audiência pública deverá discutir torcidas organizadas na Alese

Desde as cenas lamentáveis de brigas entre torcedores antes do clássico entre Sergipe e Confiança no último domingo (4), em Aracaju, que o tema tem repercutido em vários locais. E na Assembleia Legislativa não tem sido diferente. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) quer realizar uma audiência pública para discutir o assunto e tentar encontrar opções para a paz no futebol.

Em discurso feito na manhã desta quinta-feira (8) o deputado falou sobre a importância dessa audiência, que deve ser marcada em breve. O presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade, sinalizou para uma reunião logo após o carnaval. Georgeo destacou que todos devem contribuir nesse diálogo para evitar que cenas como as do último domingo, e que levaram a morte de um torcedor do Confiança, não se repitam mais.

“Infelizmente, um jovem perdeu a vida. Não podemos aceitar que essa barbárie continue. Vamos convidar as organizadas, os clubes, a Federação Sergipana de Futebol, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública e todos os envolvidos para dar a sua contribuição nesta pauta. Que a gente possa, de uma vez por todas, trazer a paz para os estádios sergipanos”, afirmou o parlamentar.

Georgeo disse que, em sua opinião, a solução não seria extinguir as torcidas organizadas. “Não podemos generalizar. Elas têm seu papel de importância dentro e fora do campo, inclusive com trabalhos sociais”, assegurou. O caminho seria, então, desenvolver mecanismos que impeçam e punam os marginais se passam por torcedores com o único objetivo de promover brigas e confusões nas praças esportivas.

“Não é correto punir a todos os torcedores pelos atos de poucos que cometem crimes. Sabemos bem que os torcedores de verdade querem ir assistir a um jogo de futebol em paz, sem violência. Por isso que o diálogo entre todos os agentes públicos, como queremos promover aqui, é essencial. Para ouvirmos os dois lados. E, quem sabe, daqui se construam soluções que serão implementadas”, comentou Georgeo.

PL

A temática da violência nas praças esportivas já é acompanhada pelo deputado Georgeo há algum tempo. No ano passado, ele protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 140/2023, que busca instituir punições para indivíduos que se envolvam em brigas durante eventos esportivos, dentro ou fora de estádios, ginásios ou outros locais usados para a prática esportiva.

O parlamentar espera que, agora, essa proposta possa avançar. “Esse é um projeto de interesse de toda a sociedade sergipana. Certamente, assim como na audiência pública que iremos promover’, esse PL contará com o apoio de todos os colegas da Alese, que não se recusarão a ajudar a trazer a paz para os estádios em Sergipe”, finalizou Georgeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *