Conscientização sobre Autismo: Georgeo pede tramitação de projeto que beneficia pessoas com TEA

Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para o deputado Georgeo Passos (Cidadania) essa é uma oportunidade para refletir sobre as dificuldades enfrentadas com essa questão.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo. O Transtorno é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, dificuldade de aprendizagem e interesses restritos. Outra característica é a sensibilidade com estímulos sensoriais excessivos, entre eles, sons altos.

Georgeo lembrou que é autor de um Projeto de Lei para proibir a venda de fogos de artifício com estampido. Um dos públicos-alvo da proposta é justamente as pessoas com TEA. “São crianças e adultos com alto grau de sensibilidade. Eles são bastante prejudicados pelo forte barulho dos fogos e olhar para essa necessidade é importante, pois mostra respeito”, afirmou.

Protocolada no ano passado, a matéria ainda aguarda tramitação na Assembleia Legislativa. Por isso, com o advento da data para conscientização sobre o autismo, o parlamentar pediu aos colegas de Alese que dê encaminhamento ao PL. “Faço um apelo para que esse texto seja debatido nas comissões e chegue para votação no Plenário”, solicitou.

“É uma proposta que vai beneficiar um público amplo, que é prejudicado pelo estampido. Nós sabemos das dificuldades que eles passam em virtude desse barulho excessivo. Então, mais uma vez, faço um apelo neste Dia Mundial de Conscientização para que esse Projeto de Lei seja analisado por todos nós”, completou Georgeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *