Conselheiros tutelares de Aracaju comemoram reajuste salarial superior a 100%

A promessa do prefeito Edvaldo Nogueira em reajustar o salário dos conselheiros tutelares de Aracaju virou realidade a partir do mês de março, após ser sancionada a lei nº 5.885/2024, que concede aumento salarial para a categoria, passando de R$1.972,08 para o valor para R$ 4 mil. O ato de reconhecimento ao trabalho destes profissionais foi bastante comemorado pela categoria, que agora passa a ter um dos maiores salários de conselheiro no Brasil.

Quem celebrou essa conquista foi Marcos Menezes Lima, do 3º Distrito, que atualmente está no segundo mandato como conselheiro tutelar. “Isso foi de suma importância, até pela luta e pelo trabalho diário que temos em busca dos direitos da criança e do adolescente. Essa valorização é algo que já vínhamos galgando, uma luta traçada lá atrás, e felizmente agora temos esse reajuste. É um grande passo essa sensibilidade da gestão atual, um grande olhar para esse grupo de conselheiros, que é um grupo pequeno, mas combativo. Então digo que esse reajuste foi positivo e recebido por nós com muita alegria”, disse.

Também no segundo mandato, Adilson Dias é conselheiro tutelar do 4º Distrito, e também mostrou-se satisfeito com o reconhecimento. “Esse aumento no salário já era algo muito aguardado, pois o Conselho Tutelar é formado por pessoas sérias e atuantes na sociedade, que têm uma função muito delicada, que é tratar da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade, principalmente quando as leis de proteção são violadas. Antes, o nosso salário de conselheiro tutelar era o menor entre as capitais. Agora, foi reajustado para 4 mil reais, em valor bruto, e para nós foi muito bom ter esse reconhecimento do prefeito para a nossa classe, que trabalha com os direitos da criança e do adolescente”, afirmou.

Já a conselheira Aline Ferreira Santos, do 6º Distrito, está no seu quarto mandato. Ela declarou que essa conquista já era uma demanda antiga da categoria, e que agora finalmente se concretizou. “Essa valorização por parte do prefeito Edvaldo Nogueira foi um importante reconhecimento para nós, que já esperávamos por isso há muito tempo. A categoria está muito feliz, diante da relevância pública que o conselho tem para a sociedade. Nós já víamos pedindo e cobrando há anos, esse aumento de salário, e diante desse pleito, chegou o momento em que o prefeito Edvaldo Nogueira nos concedeu esse reajuste. Ele está de parabéns, estamos muito agradecidos”, disse.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e tem como principal função estar comprometido com a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O trabalho é realizado por meio dos conselheiros tutelares, que são representantes da sociedade civil, escolhidos por meio de votação popular. Para o quadriênio de 2024-2028, foram eleitos 30 ao todo, escolhidos em processo democrático.

Fonte: PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *