Igreja Matriz de Monte Alegre de Sergipe é invadida e depredada durante momento de adoração

Na manhã desta quinta-feira (25), durante um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Monte Alegre de Sergipe, foi invadida e depredada. Um homem entrou no templo e quebrou imagens sacras, danificou o ambão do presbitério e derrubou o ostensório que estava exposto sobre o altar. Apesar dos danos ao patrimônio religioso, nenhum fiel ficou ferido.

Em nota oficial, a Diocese de Propriá repudiou o ataque e classificou o episódio como um ato de vandalismo contra um espaço sagrado de oração, acolhimento e expressão da fé. A instituição também prestou solidariedade ao pároco, padre Diego de Souza Farias, ao vigário paroquial, padre Francisco Luís de Barros Filho, e à comunidade católica de Monte Alegre de Sergipe.

A Diocese afirmou que atos de depredação contra templos religiosos representam não apenas um ataque ao patrimônio material, mas também uma afronta à liberdade religiosa, ao respeito mútuo e aos valores que sustentam a convivência pacífica na sociedade.

Ainda de acordo com a nota, o responsável pelo ataque já foi identificado pelas autoridades competentes, e a Diocese manifestou confiança de que as medidas cabíveis serão adotadas conforme a lei. A instituição também agradeceu a todos que contribuíram para a resolução do caso.

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus informou que a programação na igreja está suspensa até sábado (27). A Diocese comunicou ainda que, durante a celebração da Santa Eucaristia deste domingo, será realizado um ato de desagravo pela profanação do Santíssimo Sacramento.

Ao final da nota, assinada por Dom George Muniz, bispo diocesano de Propriá, a Diocese pediu orações pela comunidade atingida e reforçou o compromisso com o diálogo, a paz, a tolerância e o respeito entre todos.