O primeiro escândalo da gestão da prefeita Emília

Coluna Rita Oliveira – 26 de junho de 2026

O assunto mais comentado nesse São João foi a apreensão, pela Polícia Civil,  na terça-feira (23), de R$ 240 mil que estavam no carro do diretor do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) da Secretaria Municipal da Educação, César Dias.

O que está dando muito o que falar é a linha de investigação divulgada pela própria polícia. A primeira está relacionada se os contratos firmados entre empresas e a Prefeitura Municipal de Aracaju seriam superfaturados, com parte dos valores pagos em excesso retornando a gestores municipais.

Já a segunda linha de investigação consiste na cobrança de propina de empresários para a liberação de pagamentos relacionados a contratos já executados e liquidados. Vem sendo denunciado na imprensa o atraso de até três meses no pagamento dos fornecedores.

As investigações também vão verificar se o montante encontrado teria eventual destinação para financiamento de campanha eleitoral.

A origem da investigação da polícia civil partiu de denúncias anônimas sobre possíveis irregularidades envolvendo recursos públicos.

Nas rodas políticas, nas redes sociais e programas de rádio está sendo comentado o vínculo de César Dias com o empresário Edivan Amorim, que é irmão da secretária municipal da Educação, Edna Amorim. É dito que teria sido uma indicação de Edivan.

Agora aguardar o fim do inquérito policial que vai mostrar ou não se o dinheiro apreendido em poder do diretor financeiro da Secretaria da Educação, que tem um orçamento de 25% da receita do município, tem a ver com esquema de corrupção na gestão da prefeita Emília Corrêa (Republicanos), que foi eleita com a proposta de “furar a bolha do sistemão”.

O celular do César, apreendido pela polícia, deverá ser decisivo na conclusão das investigações.

…………………………………………………………..

Nota da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Aracaju informa que tomou conhecimento, por meio da imprensa, da operação realizada pelas autoridades competentes e acompanha seus desdobramentos. Diz que como medida administrativa, a Secretaria Municipal da Educação determinou o afastamento do servidor citado na investigação de suas funções, até que os fatos sejam devidamente esclarecidos.

Nota da defesa

Em nota pública nesta quinta-feira Cicero Dantas, advogado de César Dias, alegou que a origem dos R$ 240 mil é lícita. Afirmou que o servidor confia no trabalho dos órgãos responsáveis pela investigação e que vai comprovar a legalidade do dinheiro. A nota afirma ainda que o ele respeita a liberdade de imprensa, mas reforça o direito à presunção de inocência.

O que disse I

Indagado pela coluna se indicou César Dias para o DAF da Secretaria da Educação, o empresário Edivan Amorim afirmou “Não indico ninguém”. Questionado o que podia falar sobre os R$ 240 mil apreendidos pela polícia civil em poder do diretor financeiro declarou que “nada”.

O que disse II

De Edivan ao ser questionado sobre o fato do César ser diretor financeiro da secretaria que a sua irmã Edna Amorim é secretária: “não sou secretário e não acompanho nada da administração. Tenho meus afazeres”.

Na Câmara I

A apreensão dos R$ 240 mil em posse do diretor financeiro da Educação esteve na ordem do dia da Câmara Municipal de Aracaju nesta quinta-feira (25). O vereador Fábio Meireles (PDT) cobrou esclarecimentos da Prefeitura sobre a apreensão do dinheiro. “A gestão da prefeita Emília Corrêa tem que dar explicações. A população precisa saber de onde veio esse valor de R$ 240 mil encontrado pela polícia”, frisou.

Na Câmara II

A vereadora Sônia Meire (Psol) destacou a necessidade de acompanhamento rigoroso dos contratos firmados pela administração pública. “As suspeitas passam por contratos superfaturados e pela cobrança de propina para liberação de pagamentos. São duas situações muito graves”, afirmou, enfatizando que a ampliação das terceirizações pode favorecer práticas irregulares.

Na Câmara III

Do vereador Iran Barbosa (Psol): “Não quero aqui fazer prejulgamento de ninguém. Sou daqueles que defende que todo mundo tem direito à ampla defesa e à investigação dos fatos. Mas quero daqui dizer que, embora a prefeita tenha acertado ao afastar o investigado do cargo, isso não é o suficiente. Além de a polícia civil continuar fazendo o seu trabalho investigativo, é necessário que o caso seja objeto de apuração meticulosa e transparente a partir de iniciativas da própria Administração Municipal. Há muitas questões a serem respondidas”.

Apoio

Nesta quinta-feira o vereador Eliel Felipe (PDT), o mais votado nas eleições de 2024 em Nossa Senhora do Socorro, anunciou oficialmente o rompimento com o agrupamento liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) e apoio à pré-candidatura de Valmir de Francisquinho (Republicanos) ao Governo do Estado.

No interior

Nesta quinta-feira os pré-candidatos ao Senado André Moura (União) e Rogério Carvalho (PT) acompanharam à agenda de inaugurações e entregas promovidas pelo Governo do Estado, ao lado do governador. Estiveram em Moita Bonita e Itabaiana. André ainda acompanhou Mitidieri em entrega de obras em Riachuelo e Malhador.

Inaugurações
Esta sexta-feira, 26, será marcada por mais duas entregas para a educação sergipana. Às 9h, FM inaugura o Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju, um investimento de R$ 5,3 milhões. Às 11h, entrega a segunda unidade do programa Ameei. Trata-se da Creche-escola Manoel de Carvalho Garção, no bairro Bugio, com investimentos superiores a R$ 5,5 milhões.

Em Sergipe I

Na véspera do São João o pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), se encontrou, junto com o presidene nacional do PSD, Gilberto Kassab, com o governador Fábio Mitidieri (PSD).  Foi conhecer à Estação Acolher, espaço do governo do estado que oferece apoio para crianças filhas de catadores enquanto estão trabalhando na Vila do Forró e Arraiá do Povo, na Praia de Atalaia. Em seguida, foi para os festejos juninos no camarote do governo do estado.

Em Sergipe II

Na passagem por Aracaju, onde participou do Fórum Empresarial de Sergipe, Caiado tirou por menos o apoio de governadores do próprio PSD ao presidente Lula, a exemplo de Fábio Mitidieri. Questionado afirmou que o partido respeita as decisões tomadas em nível estadual e que segue ampliando sua base de apoio em diferentes estados.

Contra a desinformação I

No próximo dia 3 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), realizará a cerimônia de assinatura do Pacto contra a Desinformação nas Eleições 2026. O evento acontecerá no Plenário Fernando Ribeiro Franco, na sede do Tribunal, em Aracaju.

Contra a desinformação II

O objetivo é fortalecer o compromisso das instituições sergipanas com a ética e com a preservação da integridade e da legitimidade das Eleições 2026, promovendo a verdade, a transparência e o acesso da sociedade a informações esclarecedoras.

Contra a desinformação III

Aderirão ao pacto instituições dos sistemas de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OAB-SE), órgão de controle externo e órgão de segurança pública, que assumirão o compromisso de atuar de forma colaborativa para enfrentar a desinformação e promover um ambiente informacional mais seguro durante o processo eleitoral.

Veja essa…

Nessa última segunda-feira uma ex-vereadora de Aracaju apanhou no escritório/gabinete de um vereador da capital após ser flagrada falando mal de uma assessora do parlamentar. A assessora foi para cima após chegar e  escutá-la falando mal da sua pessoa. Foi grande o barraco e o constrangimento.

CURTAS

O jornalismo sergipano está de luto com a morte do jornalista Diógenes Brayner (79 anos), que morreu na noite do Dia de São João, em Aracaju, vítima de um câncer de pâncreas.

Jornalistas e políticos compareceram ao velório na OSAF para render uma última homenagem a Brayner, que foi um dos nomes mais relevantes do jornalismo político em Sergipe com sua ética e compromisso de deixar bem informado seus leitores através da coluna Plenário.

Entre os políticos que foram ao velório o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, o ex-governador Antônio Carlos Valadares, os ex-prefeitos Jerônimo Reis e Ivan Leite, o ex-deputado estadual Marcos Franco.

Do governador Mitidieri sobre Brayner: “Sagaz e extremamente bem informado, conquistava notícias exclusivas com a credibilidade construída ao longo de décadas. Também abriu caminhos para muitos profissionais da comunicação, compartilhando conhecimento e deixando uma marca de ética, responsabilidade e respeito no colunismo político sergipano”.

Tive a honra de trabalhar com ele na Gazeta de Sergipe, onde comecei no jornalismo. Foi ele, quando assumiu a editoria geral da Gazeta, que me designou para a área política e o colunismo político, chegando a substituir sua coluna Plenário aos domingos com a coluna Debate.

Que Deus o acompanhe na sua última viagem e esteja ao seu lado no reino do céu.